O empresário João Roquette, proprietário da Qualimpor, recebeu em São Paulo o renomado produtor Carlos Pulenta e sua filha Paula, atual CEO da tradicional vinícola argentina, celebrando a parceria que promete ter grande sucesso.
A família Pulenta tem enorme tradição na produção de vinhos em Mendoza e hoje trabalha não só com uvas de seus vinhedos em Luján de Cuyo, como também com uvas de pequenos produtores do Valle de Uco, uma das mais privilegiadas regiões de altitude naquele país.
Carlos Pulenta nos contou sobre os avanços da produção de vinhos na Argentina, desde a viticultura até a capacitação dos enólogos, que hoje fazem intercâmbio nas melhores regiões vinícolas do mundo.
Foram apresentados de início um espumante fresco, frutado, floral e delicado, o Progenie Rose Extra-Brut e dois brancos excepcionais, elegantes e sofisticados: o Gran Tomero Sémillon 2023 e o
Autoctono Chardonnay Gualtallary 2021, este com aromas delicados de frutas tropicais frescas e cítricos.
Na ala dos tintos, um surpreendente Gran Tomero Petit Verdot 2020 mostrou a qualidade dessa uva como varietal e, como esperado, brilharam os ótimos malbecs de altitude, com absoluto destaque para o Tomero Malbec Quartel 41 2020, com aromas elegantes e profundos de frutas escuras maduras, floral sutil, e carvalho bem integrado. Equilibrado, fresco e de textura finíssima, tem ótima fruta, longa persistência e exemplar complexidade. Grande vinho.
Também se mostraram muito bem o Vistalba Gran Malbec 2021 e o Autoctono Malbec Gualtallary 2018, ambos muito típicos, com boa fruta, boa persistência e fina textura.
Fechando a degustação, o Vistalba Corte A 2018 se mostrou complexo e elegante, com boa fruta e muito boa persistência.