CORPINNAT, a Marca Coletiva da UE, nasce para identificar vinhos espumantes de Qualidade que podem ser feitos no coração do Penedès. Artigo publicado em The Drink Business, traduzido por Marcello Borges
Penedés, o berço de Corpinnat
Ontem, Sant Sadurní d’Anoia apresentou ao setor e às instituições a nova marca coletiva da União Europeia que distingue grandes vinhos espumantes produzidos no coração do Penedès.
A marca CORPINNAT, que significa “nascido no coração do Penedès”, foi apresentada pelas seis vinícolas fundadoras, Gramona, Llopart, Nadal, Recaredo, Sabaté I Coca and Torelló, tendo como mestre de cerimônias Josep Roca do El Celler de Can Roca.
A CORPINNAT visa integrar todos os produtores de espumantes que formam o território que pode certificar os padrões de qualidade estabelecidos pelas regras de uso dessa nova marca.
Local de nascimento de grandes espumantes
Um compromisso com sua origem
O território Corpinnat é o local de nascimento de grandes espumantes, dentro da área vitivinícola histórica de Penedès, ao sul de Barcelona, onde, ao final do século 19, iniciou-se a produção e o aperfeiçoamento desses grandes vinhos, que seguem o método tradicional.
Clima, solo, geografia e uma ampla experiência na produção de vinhos promovem as condições ideais dessa área para a produção de vinhos com personalidade singular. Historicamente, o território CORPINNAT tem concentrado a maior produção de Cava e de outros espumantes produzidos pelo método tradicional.
Cadeia de valor agregado, desde o vinhedo até a adega, um compromisso com o produtor
A nova marca coletiva está aberta a todos os produtores de espumantes situados dentro do território CORPINNAT que seguem os seguintes compromissos estabelecidos pelas regras de uso:
- Colheita manual
- Uvas com certificação orgânica
- Uso de variedades históricas, com ênfase nas autóctones
- Vinificação integral nas instalações da vinícola
- Envelhecimento superior a 18 meses
- Garantia de preço mínimo ao viticultor
“Começa hoje uma nova tradição, e embora o nome possa parecer estranho, em breve será popular ao redor do mundo”. Josep Roca